;
; ATENÇAO !!!!!! QUER FASER PEDIDOS DE DOWNLOAD,TUTORIAIS,DICAS ATC.... ME ADD NO MSN MEU IMAL E LUKAS_PCC@HOTMAIL.COM.BR

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Qual a origem e o significado por trás do nome das principais empresas de tecnologia do mercado?

Qual a origem e o significado por trás do nome das principais empresas de tecnologia do mercado?

Por Elaine Martins da Silva
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
De onde vem o nome Microsoft? E Google? Confira a origem do nome de algumas das principais empresas no ramo de tecnologia.

Dizem que grandes empresas trazem consigo nomes fortes e especiais. Será mesmo? Você já deve ter se perguntado a razão pela qual a Microsoft tem este nome, ou mesmo o por quê da maioria dos produtos da Apple carregarem a letra “i” no começo dos nomes. Bom, se você é curioso por natureza, não pode deixar de conferir este artigo.

Mate sua curiosidade agora e saiba o significado, ou origem, dos nomes com os quais algumas das principais empresas de tecnologia foram batizadas.


TOSHIBA

Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho, dois cidadãos japoneses, fundaram uma empresa que hoje leva o nome de seus fundadores para todos os cantos do planeta. Com um certo “bloqueio criativo” para a invenção de nomes, os dois amigos decidiram unir seus nomes e formar o nome da empresa: TOSHIBA. Talvez eles não esperassem tanto sucesso, mas hoje esta marca é uma das mais famosas no ramo televisivo e de eletrônicos em geral.


SAMSUNG

Da exportação de peixes secos a lojas de departamento, a Samsung passou por vários ramos antes de tornar-se esta respeitada empresa de eletrônicos e tecnologia que é hoje. O nome Samsung tem origem coreana, e significa três estrelas. Apenas para conhecimento, a Samsung já fez parte da produção de açúcar, já foi seguradora, loja de departamento, canal de televisão e um jornal. Ainda bem que em meio à tudo isto surgiu a Samsung Eletronics, divisão eletrônica da empresa.


APPLE

Quem diria que uma maçã seria uma das logomarcas mais conhecidas pelo mundo. Os fundadores da empresa Apple, Steven Wozniak e Steve Jobs, não escolheram este nome à toa. A princípio, três motivos motivaram os dois amigos a utilizar esta deliciosa fruta como logomarca.

  1. Apple começa com a letra ‘A’, fazendo com que ela apareça na frente das marcas da maioria dos concorrentes em uma lista alfabeticamente ordenada.

  2. Frutas em geral passam uma imagem de saúde e vida saudável. Com a escolha da maçã, os amigos Jobs e Wozniak queriam dizer às pessoas que a utilização de computadores é algo saudável.

  3. Ninguém espera que uma fruta simbolize tecnologia. Como ser humano tem a tendência de memorizar associações e eventos inusitados, a marca Apple ficaria gravada na mente de muita gente.Apple, a marca da maçã!



MICROSOFT

A empresa de Bill Gates tem como nome a junção de duas palavras: Microcomputer e Software. Ou seja, além de tornar a companhia mundialmente famosa, o nome Microsoft também diz, mesmo que indiretamente, qual a atividade praticada pela empresa. Se a ideia para o nome foi de Biil Gates, não há como afirmar, mas que a marca pegou, disso ninguém duvida.

Microcomputer Software!

IBM

Há quem dica que o nome IBM é uma brincadeira dos fundadores e tem a ver com o computador HAL, do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. Isto porque as letras que formam HAL são exatamente as anteriores àquelas que formam IBM. Mas logo esta história foi desmentida. O verdadeiro significado para IBM é International Business Machines.

GOOGLE

Como não falar desta gigante da Internet. De onde será que veio a ideia do nome Google? O que se ouve é que Google é, na verdade, uma brincadeira com a palavra Googol, um termo matemático para expressar o número 1 seguido de 100 zeros. Esta é a explicação que mais faz sentido, visto que a principal missão do Google é organizar um grande volume de dados, assim como o termo matemático.

A gigante Google!

Está na boca do povo

Confira abaixo uma lista com os nomes de outras empresas, e também de alguns serviços mais conhecidos, e seus significados.

  • HP – Hewlett-Packard, sobrenome dos dois fundadores da empresa, Bill Hewlett e David Packard.

  • SONY – nome do primeiro aparelho de sucesso criado pela empresa, o rádio SONY TR-55.

  • Wii, NÓS, em inglês.Wii – pronome NÓS em inglês, já que a maioria dos jogos desta plataforma é para ser jogado em dupla. As letras ‘i’ do nome dão a impressão de serem dois bonecos.

  • Nintendo – expressão japonesa que significa “Deixar a sorte nas mãos de Deus”.

Deixar a sorte nas mãos de Deus!

  • SEGA – abreviação de Service Games, antigo nome da empresa.

  • Adobe – nome de um riacho, Adobe Creek, que passava nos fundos da casa de um dos fundadores da empresa.

  • AVG – abreviação de Anti-Virus Guard.

  • Orkut!Orkut – nome do projetista chefe da Google, o turco Orkut Büyükkokten.

  • MSN – abreviação de Microsoft Service Network.

  • SPAM – carne enlatada consumida pelas classes menos favorecidas. Citada pelo grupo Monty Phyton, este termo passou a ser utilizado para designar algo ruim, como os SPAMs que recebemos



  • Hacker – expressão que faz referência à pessoas que são muito boas em algo.

E você usuários, sabem o significado de mais alguma marca que não foi citada neste artigo? Então comente e deixe que todos matem a curiosidade!

0 comentários:

 
© 2009 Template feito por SUPER SONYCKOLUKAS
Related Posts with Thumbnails